Diferente de construções mais antigas que não prezaram por diversos recursos naturais, bem como o ambiente que foram inseridas, atualmente podemos investir em diversas maneiras sustentáveis para construir uma casa. Saber aproveitar os recursos naturais e agir de maneira que não prejudique gerações futuras, é ser sustentável. A Certitel fez uma lista de cinco dicas que podem te ajudar com o projeto da sua tão sonhada casa e de quebra, contribuir para a sustentabilidade.
Tinta ecológica
É possível ser sustentável com a pintura da casa, pois atualmente são produzidas tintas ecológicas que não poluem a atmosfera ou agridem o meio ambiente. Ideal para casas que terão moradores alérgicos ou crianças, essas tintas não oferecem nenhum risco a saúde tanto para quem irá fazer a pintura, como para os moradores. Outra grande vantagem das tintas ecológicas é a de que a parede “respira” e consegue controlar a umidade do ambiente, evitando a proliferação de mofo e fungos, fatores muito comuns.
O diferencial da tinta ecológica para as que estão disponíveis em qualquer material de construção, é a de que elas não contêm materiais tóxicos, pois em sua fórmula há apenas matérias primas naturais. Os compostos orgânicos voláteis, como derivados do petróleo, que estão presentes nas tintas convencionais, são muito poluentes não só para a atmosfera, mas também para o ar dos lugares onde são aplicados. As tintas ecológicas podem ser encontradas em três tipos: mineral, vegetal e produzidas com insumos animais. Para diluí-la basta optar por solventes naturais, como diluentes cítricos e a terebentina.
Luz
Um projeto que valoriza os recursos naturais reconhece a sustentabilidade como algo imprescindível. Além do prazer em ter uma casa iluminada apenas por luz natural, é delicioso sentir a luz do sol invadindo os cômodos. Discuta com seu arquiteto qual seria a melhor posição da casa e das janelas, para que seja possível aproveitar ao máximo a luz solar. Atualmente há sistemas de iluminação que prezam pela sustentabilidade e podem apresentar um projeto específico para sua construção. Invista na luz que o sol pode propiciar gratuitamente.
Água
Instalar um sistema de cisternas para aproveitar a água da chuva também deve fazer parte do projeto de uma casa sustentável. A saída de água das calhas pode ser facilmente armazenada e usada para regar as plantas, lavar calçadas, carros, etc. Lembrando que a água da chuva não é potável, ou seja, imprópria para o consumo.
Há projetos que usam a água da pia do banheiro para a descarga do vaso sanitário. Funciona de uma maneira simples: a água da pia vai para um filtro que retira partículas mais pesadas e faz a limpeza adequada, depois fica armazenada em um depósito embaixo da pia, pode ser dentro do armário, aí quando a descarga do vaso é acionada, um dispositivo faz o bombeamento da água armazenada para o vaso sanitário. Outra água que pode ser reaproveitada é a da máquina de lavar, ótima para lavar calçadas.
Ventilação
Além do sol, o ar também é um recurso natural que está a nossa disposição. Investir na ventilação natural para todos os ambientes da casa também é uma maneira de garantir sustentabilidade ao seu projeto. Esse tipo de ventilação garante um ambiente saudável para toda a família, além da sensação de bem estar e temperatura controlada. Respirar um ar de qualidade influi diretamente na saúde de todos, bem como uma casa ventilada naturalmente oferece economia na conta de luz, pois não faz uso de equipamentos como ar-condicionado e ventilador. Prefira um conforto térmico natural, fator que pode ser garantido com ventiladores sustentáveis, que realizam a troca de ar nos ambientes, fazendo com que o ar quente saia e seja substituído pelo ar fresco. Converse com seu arquiteto e descubra como esse tipo de ventilação é vantajosa em termos econômicos.
Hortas e árvores
Não esqueça de incluir no seu projeto um espaço para as plantas. Além de melhorarem a qualidade de vida, oferecem sombra, um ar mais puro e colaboram com o meio ambiente de diversas formas. Se houver um grande espaço, aposte no plantio de árvores frutíferas, pois além de embelezarem o quintal com flores e frutos, são frondosas e deixarão a paisagem linda. Árvores são garantia de conforto térmico.
Caso o espaço seja pequeno, invista nas hortas domésticas, ótimas para plantar verduras, temperos e legumes para consumo próprio. Elas podem ser adubadas com materiais orgânicos descartados da cozinha da própria casa.