O porcelanato tem ganho cada vez mais adeptos e opções no mercado brasileiro, sendo o revestimento mais procurado atualmente nos materiais de construção. O fato é que mesmo sendo popular, ainda existem alguns erros que podem tornar a sua experiência com eles a pior possível.
Para que isso não aconteça com você, separamos 5 dicas para que a sua compra de porcelanatos seja assertiva e deixe a sua construção ainda mais bonita.
Onde usar porcelanato?
Os usos mais comuns para o porcelanato são em cozinhas, banheiros, salas, quintais e jardins. As marcas estão cada vez mais criativas e com o uso da tecnologia já é possível encontrar reproduções fiéis de mármore, madeira e até tecido. Os acabamentos preferidos são os brilhantes, técnicos ou polidos, e cada uma dessas opções é indicada para uma parte da casa.
É muito importante que ao realizar sua compra, observe com cuidado as especificações de uso. Por exemplo: porcelanatos polidos não são indicados para as áreas do banheiro, pois o contato com a água os deixa extremamente escorregadios e, portanto, perigosos. Para a área externa, a melhor escolha com os modelos com acabamento que apresenta rugosidades, pelo mesmo motivo do banheiro.
Como não errar na compra do porcelanato
1. Defina o estilo do ambiente
Este é o primeiro passo para usar porcelanato em sua construção. Ao definir o estilo a ser seguido, fica mais fácil identificar a cor e tipo de acabamento desejado. Por exemplo, se o ambiente tiver uma pegada mais rústica, o porcelanato esmaltado é uma ótima opção. Se for um ambiente mais moderno, o ideal são porcelanatos polidos, pois ajudam a aumentar a reprodução de luz que dá a sensação de um ambiente mais amplo e iluminado.
2. Saiba a metragem do local
Antes da comprar, tire as medidas dos cômodos para saber quantos metros quadrados de porcelanato serão necessário para cobrir a área. O ideal é que dentro desse cálculo, você coloque 15% a mais, assim, se houver algum imprevisto você ainda terá o mesmo material para trabalhar.
3. Escolha o tipo de porcelanato
Como já citamos, existem três tipos de porcelanato que podem ser escolhidos. Para escolher o ideal para sua construção é preciso saber bem a diferença entre eles:
- Acetinado: tem a cobertura áspera e mais fosca, dessa forma é menos escorregadio que as outras opções. É fácil de limpar e pode ser usado para áreas frias e externas.
- Polido: esse é o acabamento mais sofisticado e o mais procurado. Possui brilho intenso e cobertura extremamente lisa. Pode ser usado em salas, quartos e banheiros (menos para a área do box, pois é mais escorregadio).
- Esmaltado: esse é um revestimento coberto por uma camada de esmalte e pode ter sua superfície lisa, brilhante ou áspera. Para saber em qual ambiente instalar, verifique o número do PEI. Quanto maior ele for, maior é a resistência do esmalte presente no porcelanato.
4. Defina o tamanho do porcelanato
Você já deve ter visto que existem no mercado diversos tamanhos de porcelanatos. Por isso, esse também é um detalhe importante, pois cada um deles é ideal para ser colocado em ambientes específicos. Por exemplo: placas grandes instaladas em ambientes pequenos, dão a sensação de que são menores ainda, por isso é importante ficar atento a esta proporção.
5. Cuide da pré-instalação
Para ter um bom resultado, é importante limpar a superfície do chão, certificando-se que ela esteja seca e sem restos de tinta, óleo e argamassa. Verifique se ela está totalmente reta, sem buracos ou elevações. Verifique o projeto antes para definir por onde a instalação irá começar.
Agora você já sabe quais são os cuidados e tipos de porcelanato, já pode conferir as opções que a Certitel tem em sua loja. São diversas marcas e acabamentos para a sua casa ficar do jeito que você sempre sonhou.