Inevitável, o escurecimento do rejunte acontece naturalmente, independente de marca ou cor dos mesmos. De origem mineral, sua estrutura favorece o acúmulo de gordura, fungos e outros elementos que são agentes ativos neste processo.
Felizmente, o processo de limpeza e clareamento não é complicado e pode ser elaborado com itens que temos em nossa casa. Confira nossas dicas abaixo e resolva a situação dos rejuntes escurecidos:
– Separe alguns limões e extraia o suco dos mesmos, reservando tudo em um refratário. Dependendo do nível de escurecimento e da idade dos rejuntes, você pode utilizar o suco deles puro, contudo recomendamos diluir em água quente;
– Após a preparação da solução, aguarde ficar morna (a ponto de ser manipulável com as mãos) e aplique-a nas paredes ou piso com rejunte. Deixe a solução agir por 10 a 15 minutos. É importante que não se prolongue a ação, visto que o ácido dos limões pode deteriorar o rejunte;
– Ao fim, enxague as paredes com água limpa.
Dependendo do tipo de rejunte ou mesmo do tempo que foi aplicado, pode ser necessário que repita o processo até obter o resultado esperado, uma vez por semana, por exemplo.