O momento de escolher as cores para os ambientes da casa é delicioso, mas soltar a imaginação pode não ser o melhor caminho a seguir. As cores exercem forte influência sobre nós e o ambiente, ou seja, é necessário cuidado na hora de escolhê-las. Confira as dicas da Certitel e garanta que sua casa se transforme em um espaço aconchegante e confortável para toda a família.
Testes de cor
É importante testar a cor antes de pintar a parede toda. Vale pedir para o pintor fazer um teste de 1m² em várias paredes, assim você poderá analisar de perto não só a cor, mas também a textura que a tinta oferecerá a superfície, se ela combina com o ambiente e a luminosidade.
Vitalidade
As cores dão vida aos ambientes e nada melhor que uma casa que transborde vitalidade, não é mesmo? Além disso, elas também podem transmitir a sensação de cômodos mais amplos, quentes, alegres, aconchegantes, etc.
Dicionário das cores
Confira se as suas cores favoritas transmitem o que você busca para os cômodos da sua casa:
Amarelo
Estimula a criatividade, enche o ambiente de energia e inunda de luz. Indicado para cozinhas, banheiros e quartos infantis. Combina com móveis, objetos decorativos e roupas de cama nos tons de bege, marrom e branco.
Laranja
Desperta o apetite, contagia o ambiente com calor e energia. Indicada para cômodos com decoração rústica e também onde haverá pessoas reunidas constantemente. O laranja é ótimo para dar personalidade a uma parede que se localiza em lugar especial da casa.
Vermelho
Uma cor intensa, envolvente e cheia de personalidade. Escolha o vermelho para ambientes cheios de intimidade e envolvimento. Essa cor também é indicada para pintar paredes curingas de ambientes. Combine com móveis e revestimentos claros.
Verde
Cheio de luminosidade, essa cor transmite frescor, segurança e esperança. Indicado para diversos ambientes, inclusive cômodos voltados para estudo e trabalho, como escritórios. O verde confere um tom de acolhimento e alegria.
Azul
Tranquilidade e relaxamento, é isso que o azul transmite aos ambientes em que é inserido. Essa cor é até capaz de ajudar no sono, pois acalma. Dá sensação de profundidade as paredes e é indicado para ambientes com móveis brancos, bem como cortinas e roupas de cama claras. É uma cor popular para casas de praia, já que remete ao ambiente marinho. Também é a escolha de muitos pais para quarto de meninos.
Rosa e lilás
Essas cores remetem a ingenuidade, beleza, delicadeza. Muito usadas em quartos infantis, combinam com móveis claros e com uma decoração delicada. As tonalidades mais claras dessas cores são indicadas para ambientes pequenos, pois em cômodos grandes acabam passando despercebidas.
Branco
Ideal para aumentar e clarear os ambientes. Indicado para casas e apartamentos pequenos na intenção de ampliá-los. Facilita a decoração do seu lar, pois o branco combina com tudo, ainda mais com detalhes em cores quentes. Muito indicado para cozinhas e banheiros, pois transmite a ideia de higiene. Garanta sofisticação e tranquilidade apostando no branco.
Preto
Uma cor que não reflete a luz, ou seja, deixa o ambiente mais escuro. Utilize em pequenas paredes para realçar a decoração. Muito utilizada em escritórios, no estilo fosco, para deixar a parede como um quadro negro e poder receber desenhos e anotações com giz.
Personalidade
As cores da casa estão ligadas com a personalidade dos moradores, com o que quer ser transmitido por eles e com quais atividades acontecerão em cada cômodo.
O clima
Para quem reside em cidades muito quentes, o ideal é investir nas cores frias, pois os tons quente retém a temperatura. Funciona muito bem ao contrário, em ambientes frios, aposte nos tons quentes para tornar os cômodos mais aconchegantes.
A regra é sentir-se bem em casa e agora depois de saber qual a melhor cor para cada ambiente, fica fácil acertar na escolha e deixar seu lar do jeitinho que você sempre sonhou.