Nós brasileiros apreciadores de um bom churrasco não abrimos mão de uma churrasqueira em casa, afinal, nada melhor que aquele churras com a família e os amigos no final de semana. Esse texto é especial para quem está construindo uma casa ou tem um espaço legal no apartamento, mas tem dúvidas de qual tipo de churrasqueira é a melhor.
A Certitel acredita que o que for construído baseado na usabilidade, gosto do morador e comodidade, é sempre a melhor escolha, por isso a nossa dica é a de que você invista na construção de uma boa churrasqueira. Há muitas opções em lojas de materiais de construção, como as do tipo portátil ou pré-moldadas, mas se você sonha com um espaço aconchegante para reunir a galera, você precisa de uma churrasqueira de alvenaria.
Vantagens
– Não importa se o espaço que você tem é pequeno ou grande, por ser uma churrasqueira construída, o projeto irá se basear no tamanho disponível, bem como altura e profundidade.
– O desempenho térmico é outro ponto que você precisa levar em consideração, pois nas de alvenaria o aquecimento é superior em relação às demais.
– Churrasqueiras de alvenaria não se desgastam com o tempo e não quebram nem enferrujam. Preze pela durabilidade.
– Você poderá soltar a criatividade para escolher os materiais de revestimento externo dela, bem como cores e formato.
– Não podemos esquecer da chaminé, que faz com que a fumaça seja dispersada para bem longe do ambiente.
Outro ponto positivo é que o tamanho e a robustez dela pode ser pensada a partir da quantidade de pessoas que você normalmente recebe em casa. Se sua família é grande e são muitos os amigos, aposte em uma churrasqueira maior, que comporte mais carvão, uma grelha grande e vários espetos. Caso seja para um churrasco mais íntimo, com poucos convidados, as com boca pequena são a melhor opção, assim se economiza carvão e não há a necessidade de muitos aparatos.
Tem que ter
Para deixar seu cantinho do churrasco ainda mais prático e confortável para quem está assando as carnes e também para os convidados, é fundamental que você invista em:
-Uma bancada, para facilitar a organização das carnes, temperos e utensílios que o churrasqueiro precisará, bem como para servir os petiscos e os assados.
-Uma pia com espaço aos lados, se possível. A pia é importante para que o churrasqueiro possa lavar as mãos sempre que precisar, bem como organizar e lavar a louça, grelha e espetos após o churrasco.
A construção
É ideal que haja a aplicação de massa refratária no rejunte das peças escolhidas. Quanto a escolha dos tijolos e placas de cimento, o indicado é que também sejam refratários, pois absorvem menos calor. A parte externa pode ser revestida de pastilhas de pedra, tijolinhos à vista, cimento queimado, madeira, mármore e uma infinidade de tipos de cerâmica.
Lembre-se que uma churrasqueira de alvenaria é fixa, ou seja, atenção na hora de escolher o lugar mais adequado para ela. Outro fator importante é o piso dessa área de churrasco. Leve em conta que será um ambiente que precisa ser constantemente lavado e que, durante o uso, pode ficar com gordura, resíduos de carvão e líquido no chão. Opte por um piso fácil de limpar e seguro para seus convidados.
Seja no quintal, na varanda ou no terraço, um espaço para reunir quem a gente ama e servir um bom churrasco é bom demais! Capriche nesse cantinho especial do seu lar e surpreenda seus convidados.